sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

#0002 - Acooooorda menina. - Pizza Caseira

Holá, CARLO.

Vou botar alguns pratos que eu sei fazer aqui, só pra lembrar ingredientes e tal, eu sempre esqueço. Vou botar um também pra eu fazer mais tarde. 

Fazendo um Addendum... To tentando falar direito agora... As vezes dá crise em mim, fiquei sem msn, fiquei puto claro (pra caralho). Bom... Voltando a normalidade...

Primeira receita é de Pizza:

Pizza é uma negocio bem versátil. Fez a massa, o resto pode ser improvisado na boa.

Vais precisar de:

Farinha normal;

Fermento de pão;

Sal e Açucar;

Óleo de cozinha;

Água morna;

Eu aconselho fazer a pizza do jeito que eu estou botando aqui, pra fazer um teste e tal, depois você mexe na quantidade a vontade...

Pega uma bacia ou algo do tipo, bota 2 copos (grande) cheios dentro da bacia. Se você tiver aquele copo com medida, bota uns 600 ml (???) de farinha. Beleza. Bota duas colheres de sopa de óleo, eu boto uma colher de óleo extra virgem e outra colher de óleo normal, mas pode botar duas de óleo de cozinha. 

Parte importante agora, quantidade de açúcar e sal. Eu boto pouquíssimo açúcar, uma colher de chá rasa de açúcar e um colher um pouco cheia de sal. Vou avisar quando for pra provar...

Bota 30 gramas de fermento, aconselho a comprar já os 30 gramas certinho direto da padaria, até por que fermento de pão estraga rápido. fikdik.

Bota uma colher de água morna.

Agora lava a mão bem. Seca, passa um pouco de farinha na mão. 

Começa a misturar os ingredientes.

Você vai notar que só tem pó rodando ali. É assim mesmo, mistura bastante. Agora, bota um pouco mais uma colher de água.

Vai fazendo isso até virar uma massa consistente, mas não pode grudar na sua mão! Se massa tiver colando muito pode botar mais farinha, não vai batizar a massa. rsrs

Bom, quando a massa não estiver mais grudando na sua mão e nem pó de boca-de-fumo. É hora de provar ela. Tira um pedacinho e manda brasa champz, se tiver um sabor neutro, muito bom, tá no ponto, se tiver muito doce bota mais sal e vice-versa. Faz o seguinte. Espalha a massa na bacia, espalha quantidade de açúcar/sal necessária e, com as mãos umedecidas espalha o ingrediente alisando a massa (por que ou ela tá fazendo cu doce ou tá de salgada hoje. /piadênha) , depois é só dobrar a massa e tal, a mesma coisa de antes.

Deixa descansar por 30 minutos. Ela vai crescer um bocado de tamanho. Segredo, quanto mais fermento, maior fica e mais macio também. Se quiser bota uns 5-10 graminhas a mais. Mas sua conta e risco. 

Massa pronta. Parte importante again: Espalhar a massa... Pega a bandeja que você vai usar, passa manteiga (untar) nela toda.Estica a massa antes numa mesa ou algo do tipo, mas bota um pouco de farinha pra não agarrar. Você pode esticar usando o método convencional, usando um rolo gaydacu, ou o meu método, espancar o bicho até ele ficar fininho do jeito que eu gosto (gosto de pizza crocante ou bem macia). Quanto mais fina, mas crocante e mais rápido fica assado.

Voltando...

Bota a bandeja sobre a massa e corta ela no formato da bandeja, o que sobrar da massa você bota nos "buracos" na bandeja. Se sobrar massa, guarda num pote, dá pra guardar por uns 2-3 dias na boa. Depois disso joga fora.

Bom, recheio é contigo. O básico é molho de tomate, orégano, queijo mussarela e mais uma camadinha de orégano. 

Pré-aquece o forno, e deixa lá dentro por 25~30 minutos. Mas eu começaria a olhar a pizza a partir dos 20 minutos.

Feito a pizza, tira do forno e experimenta. Pronto.

Como esse post ficou muito grande vou fazer outro com a receita do Yakisoba. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário